Você deve ter um planejamento antes de saber como é feito o passo a passo da instalação de grama sintética. Como especialistas neste assunto, nós da equipe Villa Gramas queremos ensinar você a fazer esse processo.

Aqui estão várias etapas importantes a serem seguidas no processo de instalação. Vamos lá?

Passo a passo da instalação de grama sintética

Antes de você fazer a instalação, certifique-se de que você possui todos os itens necessários para esse processo e se a grama que você comprou é de qualidade. Feito isso, siga os passos a seguir:

Passo 1. Prepare a área e os materiais

Verifique visualmente a área onde você instalará a grama sintética e seus arredores. Planejar com antecedência tornará o processo de instalação simples. Limpe a área onde você trabalhará e decida quais ferramentas serão necessárias. 

Em seguida, limpe uma pequena área para acessar a área onde você trabalhará.

Passo 2. Escavação

instalação de grama sintética

Você precisará de ferramentas manuais para trabalhar em pequenas áreas durante o processo de escavação. Você pode usar um aparador de grama para limpar a área e remover quaisquer raízes que possam estar lá.

Passo 3. Defina o perímetro

Agora é a hora de fazer as alterações necessárias na irrigação, no sistema de drenagem ou em qualquer outro elemento da área. Você deve remover todas as instalações de irrigação, gás, eletricidade ou telefone sempre que possível.

Passo 4. Coloque um tecido para o bloqueio de ervas daninhas

O tecido para bloqueio de ervas daninhas ajuda na melhora da integridade estrutural da instalação. Dá estabilidade e maior durabilidade à instalação. Um tecido de 2 a 6 mm é o ideal para proteger a instalação do crescimento de raízes e até de pragas ou roedores. Existem diferentes tipos de tecidos para escolher.

Etapa 5. Instalação básica

Para obter os melhores resultados, comece na parte de trás. Coloque 7,5 a 10 cm (3 a 4 polegadas) de material compactado misturado com rochas de 1,5 a 2 cm (½ a 0,8 polegadas) e mais finas. Disponha o material horizontalmente em camadas e evite colocar cargas pesadas na base antes de compactar.

Passo 6. Compactando a base

A base deve ser lisa e uniforme com bordas bem definidas. Você precisará pressionar manualmente um rolo cheio de água para compactar a base rapidamente. Todas as bordas devem estar livres de pedras e detritos.

Passo 7. Meça, coloque e ajuste a nova grama sintética

Certifique-se de que o design da sua instalação está bem definido e claro. Verifique a superfície de instalação e meça várias vezes. Estenda a grama sintética em uma superfície plana. 

Se você vir quaisquer rugas ou vincos na grama, deixe-a plana na superfície por algumas horas. Meça e corte o maior pedaço de grama necessário. Corte todas as franjas ao redor do pedaço de grama. Enrole novamente a grama sintética e guarde para a instalação.

Passo 8. Estenda a grama e apare as bordas

Caminhe com cuidado sobre a grama para evitar movê-la. Prenda as bordas com pregos ou grampos de 8 a 13 cm (3 a 5 polegadas). Certifique-se de que as lâminas do cortador estejam afiadas e façam cortes precisos e limpos. 

A grama sintética deve ser cortada a uma distância de 0,6 a 0,7 cm (¼ de polegada) de paredes, calçadas ou quaisquer outros elementos.

Passo 9. Prenda as bordas e arrume a superfície

Você pode evitar a mudança de forma dos materiais devido às mudanças climáticas, ancorando o perímetro da grama sintética com pregos de 12 cm (5 polegadas). A melhor maneira de proteger o perímetro é ancorá-lo a um material flexível, como uma placa dobrável. 

instalação de grama sintética

Em seguida, limpe quaisquer detritos de fibra que possam ter caído durante o processo de instalação. Agora você pode escovar a grama sintética para restaurar a fibra à sua forma vertical e varrer a área.

Passo 10. Preencha e finalize

Você precisará de materiais de preenchimento, ferramentas manuais e um espalhador de gotas. O espalhador é um elemento chave para garantir que o preenchimento seja instalado uniformemente. 

Certifique-se de ir devagar e não sobreponha as linhas enquanto solta o preenchimento do tapete sintético. Use uma vassoura sintética rígida ou um ancinho de carpete para varrer e puxar as lâminas de fibra. 

Isso também ajudará a distribuir o material de enchimento de maneira uniforme e profunda na grama sintética Faça todos os retoques finais necessários à mão, principalmente nas bordas.

Todas essas etapas ajudarão você a deixar sua instalação de grama sintética bonita. Se preferir passar o seu tempo livre em outras atividades, não hesite e chame um instalador profissional. 

A Villa Gramas é especialista na instalação de gramados sintéticos em diversos locais e trabalha com produtos de qualidade e duradouros. 

Se você deseja tornar o espaço de sua casa ou qualquer outro local mais sofisticado, faça um orçamento conosco. Além da instalação, também fazemos orientação caso você queira instalar a grama sintética por conta própria.

Gostou do nosso artigo sobre o passo a passo da instalação de grama sintética? Aproveite e confira outros temas como esse em nosso blog e saiba mais sobre as funcionalidades deste produto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *