Está pensando em colocar grama sintética no seu jardim, mas não sabe qual opção escolher? 

Pode parecer estranho, porém existe a grama ideal para o jardim da sua casa. Neste artigo vamos ajudar você a optar pelo melhor revestimento e fazer a escolha certa. Boa leitura!

Como escolher a grama sintética certa para seu jardim

Existem diversas gramas sintéticas destinadas para cada área onde será instalada e hoje queremos falar para você sobre as gramas ideais para jardim.

Não basta apenas colocar grama sintética no seu jardim, existem alguns fatores a serem considerados na hora da compra, pois não queremos que você se arrependa. Então vejamos quais são as opções:

Avalie a finalidade da grama sintética 

Talvez não saiba, mas existem dois modelos de grama sintética: decorativa e esportiva. No caso da esportiva, ela é ideal para pisoteio e é muito utilizada em campos de futebol, por exemplo. 

grama sintética para jardim
grama sintética para jardim

Já a decorativa possui fios mais longos e finos, e bicolores. Desta forma, são mais parecidas com a grama natural, design elegante, duradouro e é mais utilizada em áreas internas e jardins.

Opte pelo material perfeito 

Não queira utilizar grama sintética se não for para escolher um material bom durável. No mercado, existem alguns modelos que se diferenciam pelas suas características, especialmente quando se trata de cor, brilho e resistência.

Logo quando lançadas, as gramas sintéticas foram fabricadas com polipropileno que trata-se de um termoplástico com aspecto mais duro e áspero. Você ainda pode encontrar esse modelo no mercado, porém não é a melhor opção.

Hoje, o revestimento de polietileno é o mais indicado para ser usado em jardim, já que se trata de um produto macio e deixa as resistências a dano de lado. Neste caso, faz muita diferença na escolha do acabamento como na segurança. Se porventura cair na grama, o risco de corte e dor são menores.

Determine o tamanho e altura da grama sintética para seu jardim

Atualmente, as gramas sintéticas que são comercializadas possuem alturas de 10 a 12 mm, de 20 mm e 30 mm. Nesse contexto, você deve optar pelo milímetro de acordo com a sua necessidade, permitindo uma aparência visual natural. 

Contudo, vamos ajudar você explicando como funciona cada uma: a de 10mm geralmente é utilizada em locais onde há mais frequência de pisadas, como parques e playgrounds. Já de 20mm geralmente é instalada em áreas como sacada, brinquedoteca e ambientes decorativos.

grama sintética para jardim
grama sintética para jardim

No caso das de 30mm, elas são ideais para gramados, ou seja, você pode optar por esse modelo para seu jardim. Por isso, caso esteja com dúvida em qual gramado sintético comprar, essa é uma excelente opção.

Não esqueça de um detalhe valioso: a altura da grama sintética deve ser utilizada da melhor forma, quanto menor, a manutenção será mais fácil de se fazer. Porém, uma grama de altura menor acarreta numa resistência maior.

Se a sua propriedade tem maior circulação de pessoas, o gramado sintético com altura menor é mais durável e baixa complexidade de manutenção.

Veja quais são as dimensões do produto 

Assim como o piso, a grama sintética é comprada pelo metro quadrado. Por isso, é necessário medir a área onde deseja que seja instalada para saber quanto será ideal comprar.

Para comprar a quantidade exata, basta multiplicar a largura pelo comprimento da área. Os rolos do revestimento costumam ter dois metros de largura, porém o comprimento pode ser diversificado.

No momento da compra, opte por comprar uma quantidade um pouco maior do que é necessário, pois numa eventualidade você tem grama de sobra para uma nova instalação. 

Diferenciais do gramado sintético

O mercado oferece opções diferenciadas dos gramados sintéticos. Uma delas é a proteção UV, tornando o produto resistente à luz. Isso na prática mostra que não desbota com facilidade quando entra em contato com raios solares diariamente.

A grama também possui furos para o escoamento e proteção fungívia. Essa característica é fundamental para jardins e áreas que costumam ficar molhadas, já que os furos permitem o escoamento da água da chuva.

Caso não haja escoamento, a água da chuva fica acumulada, causando um perigo para o foco da dengue, além de presença de fungos e bactérias. Além disso, o material pode se deteriorar em curto prazo.

Por fim, o gramado sintético também se diferencia por ser bicolor. As duas tonalidades verdes provocam um aspecto físico à grama natural, deixando a decoração mais bonita e atrativa.

Agora que você já sabe qual grama sintética certa para seu jardim, que tal solicitar um orçamento conosco da Villa Gramas? Temos opções diferenciadas e com custos acessíveis para o seu imóvel. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *